segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Visita à Cooperativa Agrícola da Granja!

No âmbito da disciplina de Formação Vocacional e, tendo em conta o nosso roteiro de visitas de exploração do meio, que têm como objetivo conhecer diversos setores de atividades e perfis profissionais, fomos visitar a Cooperativa Agrícola da Granja, no dia 06 de dezembro de 2016.

À nossa espera estava o Dr. Manuel Ramalho, que nos guiou pelos diversos espaços e explicou as várias etapas  da transformação das azeitonas e uvas em azeite e vinho, respetivamente, as suas matérias primas.
Esta cooperativa está fundada desde 1952 e como produtora de vinho desde 1962. Em termos comerciais dos seus produtos, para além de estar implantada no mercado nacional, nos seus associados e grandes empresas, também é exportadora de vinho  para a Angola e para a China.

No total os seus depósitos de vinho, alcançam os 3 milhões de capacidade de armazenamento; o maior depósito armazena 250 mil litros.

Todos os produtos passam por um rigoroso processo de controlo de qualidade e a indumentária profissional é a touca, bata, calçado próprio e luvas. Apresenta um vasto quadro pessoal, com diversos níveis de escolaridade e competências, pessoal do setor de produção, engenheiro de qualidade, de Higiene e Segurança no trabalho, administrativos, entre outros.

Aqui vos deixamos algumas das etapas da nossa visita:

A nossa chegada - setor administrativo



Setor (instalações) de transformação/produção






Depósitos subterrâneos




                                         Zona de Engarrafamento/ Embalamento




Camião de expedição do produto:
Cerca de 15 camiões carregados por dia


Foi uma boa visita. Uma grande empresa no coração do Alentejo!

E no final ainda pudemos passar um bom momento todos juntos!


O nosso testemunho:

No dia 6 de dezembro a turma PIEF foi à Cooperativa da Granja, foi divertido, ficámos a saber para onde era exportado o vinho e o azeite, também ficámos a saber que a Cooperativa da Granja era a única que tinha os maiores potes de todo o mundo.
Ainda tivemos tempo para nos sentarmos na fonte e estar ali a comer laranjas e a conversar sobre a futura vida que queríamos ter.
Leonardo e Ricardo



O nosso Muito Obrigado por mais uma experiência enriquecedora!


Sem comentários:

Enviar um comentário